Páginas

domingo, 30 de março de 2014

O Hobbit: A Desolação de Smaug

 Hello, my precious! Pois é, o assunto hoje é O Hobbit, mais precisamente o segundo filme. Antes de qualquer coisa, se você for um daqueles puristas ao extremo que não pode ver ninguém escrevendo nada sobre o Universo Tolkien que já sai logo comentando “Como ousa?!”, o botão fechar guia é a serventia da casa. Ninguém aqui quer ofender o Mestre, muito menos se comparar a ele, entenda isso de uma vez. Esclarecidas as coisas, vamos prosseguir.
Como fiz no post d’Os Vingadores, numerarei aqui cinco “motivos” para assistir à este belo filme, literalmente. Atenção, fangirls e interessados!
I. Richard Armitage (Thorin Oakenshield)
II. Luke Evans (Bard)
III. Lee Pace (Thranduil)
IV. Orlando Bloom (Legolas)
Se eu tenho uma pasta entupida de imagens deles no meu pc? Não, imagina. Se pelo menos uma dessas imagens foi wallpaper do meu celular? Quisso, que nada… Se eu colaria todas elas na parede do meu quarto? Nah!
Como tem gifs, spoilers e outras coisinhas mais, tive que dividir o post. Nos vemos abaixo. (ou ñ)
Ps.: Ressalto que o que virá a seguir são opiniões minhas, formadas com base na minha visão, caso não seja como a sua e isso te ofenda de alguma maneira… Lembra do negócio do fechar guia? Então. Outra coisa, está muito resumido. O filme foi grande, posso ter esquecido alguma parte. 

A Desolação de Smaug é o título do segundo filme da trilogia baseada na obra prima de J. R. R. Tolkien: O Hobbit. Na parte anterior (O Hobbit: Uma Aventura Inesperada), Bilbo Baggins parte do Condado para se juntar a Comitiva dos 13 Anões, rumo à Montanha Solitária, para recuperar o lar dos anões e tudo isso que todo mundo já deve ter lido. A história do livro é bem curta, Peter Jackson que fez parecer uma cruzada fazendo três filmes. Qual a nece$$idade di$$o?
Nessa segunda parte, a comitiva formada pelos 13 anões, Bilbo e Gandalf estão sendo perseguidos pelos Orcs, então para se esconderem, recorrem a casa de Beorn. Lá eles passam a noite e no dia seguinte continuam a viagem pela Floresta das Trevas, e que floresta, viu… A imagem que ela nos passa é que está realmente doente, alucinógena. Vai chegando uma parte que o Bilbo olha para os pés e eles estão andando ao contrário. Quando você pensa que não pode ficar mais tenso, aparecem aranhas gigantes.
Esperto foi o Gandalf que caiu fora antes mesmo de entrar na floresta. Prosseguindo, Bilbo consegue usar o Um Anel, fica invisível, mata uma aranha e tira os outros da teia para tentar matar as outras. Facas e machadadas depois, eis que aparecem os elfos, incluindo Legolas e ela, a polêmica Tauriel.
Os elfos rendem os anões (menos Bilbo que usa o Um Anel pra ficar invisível). Pausa para destacar o arsenal infinito de facas, canivetes, adagas e afins do Fili. Continuando, os anões são levados para o Reino do Thranduil, Rei da Floresta das Trevas. Todos são colocados nas celas, e é uma dessas partes que preciso destacar.
Eu queria usar um gif, mas creio que nada será melhor do que isso. Engraçado que depois disso, o Legolas fica todo cheio de ciúmes por causa dela. Aí começa a parte sofrível: o triângulo amoroso. Enquanto penso num jeito muito cruel de matar a Tauriel, Thorin é interrogado pela Majestade, ou como eu gosto de chamar, a Diva Thrandy. Ele oferece um acordo ao anão, ele não aceita e é mandado de volta para a cela. Só que, antes disso, eis esta cena:
Só digo uma coisa, se eu estivesse no lugar do Thorin nessa hora, essa seria minha fiel reação:
Lembram do Bilbo? Ele está dentro dos domínios reais e bola o famoso plano da fuga nos barris. No começo nenhum dos anões acredita naquela fuga maluca, mas há outra opção? Eles entram nos barris e rolam rio abaixo. Os elfos descobrem a fuga e vão atrás, só não esperavam ter Orcs esperando na saída, atacando. Aí começa uma luta. Flecha pra cá, pew pew, facada pra lá. Legolas pula em cima dos barris, com eles em movimento em tudo, e sai lançando flecha pra todo lado. No meio disso, Kili é atingido por uma flecha morgul envenenada e irá morrer, mas ninguém sabe ainda, só a Tauriel.
Resumindo, os anões e Bilbo conseguem fugir. Não posso deixar de destacar Bombur girando no barril e chutando bundas de orcs até não poder mais. Bombur, sou seu fã, cara! Mais adiante, eles encontram Bard, comem o pão que o diabo amassou, com gosto de peixe, entram na Cidade do Lago e o barqueiro os abrigam em sua própria casa. Quando Bard descobre quem realmente é Thorin Oakenshield, ele volta correndo pra casa, mas os anões já estão em outra: tentando roubar as armas dos guardas da cidade. Kili estraga o plano todo quando tenta descer as escadas, fica tonto e despenca escada abaixo.
Só uma pequena pausa pra dizer o quanto odeio esse trem aqui:
Ele é tipo o Grima de Senhor dos Anéis
Depois de descobertos, eles são levados para as vistas do Mestre da cidade, aí Thorin se apresenta, faz um discurso contando sobre os tempos gloriosos da Cidade do Lago e que pretende reconquistar Erebor e trazer tais tempos de volta, tipo aquelas promessas de político. Nessa hora chega o Bard e tenta abrir os olhos do povo, dizendo que eles só irão trazer desgraça à cidade ao entrar na montanha e acordar o dragão Smaug. Como todo mundo quer ouro e foda-se, o Mestre concede armas e transporte para a Comitiva seguir rumo à Montanha Solitária. Só que a Comitiva partiu sem Kili (doente), Fili (quis ficar com o irmão, cena louvável, por falar nisso), Oin (ficou para cuidar do doente) e o Bofur (caiu na gandaia e perdeu a hora da partida). Kili está muito debilitado e é levado pelos anões que ficaram para a casa do Bard, que de início não os queria ali, porém não podia deixá-lo morrer a míngua.
A Comitiva incompleta segue até a montanha e conseguem entrar lá. Sem perder tempo, Thorin manda logo Bilbo ir atrás da Arkenstone. Aí sim vem outra parte que a porra fica seríssima: Smaug acorda. Benedict Cumberbatch fez um excelente trabalho emprestando sua voz ao icônico dragão. Samug acorda e tenta, tenta, tenta, e teeeenta fazer churrasquinho dos anões, mas está difícil.
Do outro lado da cena está Gandalf, que juntamente com Radagast, vão à Dol Guldur. Lá, o Cinzento manda Radagast voltar e ele enfrenta o inimigo sozinho. Não qualquer inimigo, mas O Inimigo: Sauron!
Só essa cena valeu o filme inteiro, que me desculpem as outras cenas fodas. No fim, Sauron sai vencedor e Gandalf termina preso em uma gaiola. Mas deixa o Senhor do Escuro ficar pensando que não vai ter volta. A ajuda está a caminho e vocês só verão isso no terceiro filme.
Ainda na tentativa de fritar os anões, Smaug faz tamanho rebuliço dentro da montanha que abala até a Cidade do Lago. Bard toma uma providência e pega a última lança capaz de matá-lo, fazer o que seu antepassado não conseguiu. Só que os homens do Mestre estão atrás dele, então Bard manda o filho esconder a lança bem escondida que ele cuidaria deles. O barqueiro sai correndo em fuga, e conseguiria escapar, se não fosse o espírito maligno do Grima wannabe ter colocado a perna na frente e ele cair. Depois de cair, ele é preso. Sem chance, cabô cabô!
Enquanto isso, na casa do Bard, os Orcs estão invadindo, em busca do Thorin. É aí que surge a Tauriel e o Legolas pra ajudar. Tauriel, não vou com sua cara, mas você luta bem, admito. Os dois limpam a casa de Orcs e Legolas sai atrás dos outros que estão fugindo e Tauriel fica pra curar o Kili. Outra cena que não vou comentar pra não entrar na parte do “Acha que ela poderia ter me amado?”. Só quero ressaltar um ponto:
Engraçado é a mão dele ser maior do que a dela. Ou serão meus olhos de hater? 
Snow não gostou nada nada hein
Enfim, ela consegue curar o Kili e tudo acaba bem. Menos para Legolas que sai atrás do filho do Azog, o Bolg. Isso também você só verá no terceiro filme.
Dentro da Montanha Solitária, Thorin e os anões aprontam um plano genial para matar Samug: afogá-lo em ouro. Preciso continuar e dizer que não deu certo?
Esse gif foi intencional
Selecionei essa pq tá mt magya pra deixar passar
O que foi o Samug voando pelo céu soltando gotículas de ouro? Foi totalmente mágico! O plano genial do Thorin só irritou a criatura ainda mais. Ele arrebentou a entrada da mina e saiu voando pra destruir a Cidade do Lago.
E, por fim, o filme encerra com o Bilbo dizendo: O que nós fizemos?
Então, folks, esse foi meu resuminho/resumão do que teve de melhor/ou mais ou menos em A Desolação de Smaug. Acho que não esqueci de nada, se esqueci, podem me lembrar na área dos comentários. Em minha humilde opinião, esse filme foi ainda melhor que o primeiro. Teve mais adições e também alguns “enche linguiça”, mas tentem entender o lado do Peter Jackson. É só um livro pra ele esticar e fazer três filmes. Apesar de tudo, por mais puritano que seja o sujeito, duvido que não tenha sequer uma parte que tenha gostado. Duvido!
No mais, só nos resta aguardar o final do ano e assistir a última parte da trilogia d’O Hobbit: Lá e de volta outra vez.
__________________
Legenda (Legendas.TV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou?
Opine !
Xingamentos não serão aceitos.