Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Melancolia

WAZUUUUUP pra quem está fazendo a inscrição do ENEM e está assim enlouquecendo correndo atrás de livros e apostilas pra estudar ou está entrando no twitter só pra postar “meu c* congela quando vejo falar em ENEM”, sossega amigo, Rivotril taí pra isso. Mantenha a calma que trago pra vocês hoje um filme pra melhorar o clima MENTIRA O FILME VAI PIORAR mas vale muito a pena, pra quem tem paciência, tempo, disposição e não esteve triste nesses últimos dias. (HÁ)
Hoje nós vamos de Melancolia, filme de 2011, com direção e roteiro de Lars Von Trier. O filme conta a história de como o planeta Melancolia, que está passando perto da Terra, afeta a vida das pessoas. Temos duas partes: a primeira o centro das atenções é o casamento, que acabou não acontecendo, de Justine; a segunda é a parte onde tudo desmorona, onde a melancolia toma conta mesmo e termina com a destruição da Terra.
O filme já começa provocando sensações com imagens em câmera lenta, situações inusitadas, umas chegam a dar uma certa gastura. Depois da sensação do início somos levados a momentos antes do casamento falho de Justine e Michael. Nesse casamento tudo de ruim que se pode imaginar acontece. Tem o chefe chato atazanando a noiva, a mãe da noiva que é uma chata mal amada que só sabe azedar a cerimônia, o pai da noiva abandona a filha que está precisando de uns bons conselhos, o cunhado da noiva pressionando ela porque gastou uma fortuna na festa, e a própria noiva que superou todas as coisas quando deu uns pega num carinha no jardim enquanto todos estavam na festa. MASOQ Resultado de tudo, o noivo vê que não tem jeito e vai embora, o casamento vai por água abaixo, todos os convidados vão embora, acaba a festa. E a Justine fica lá, sozinha, e estranha.
Na segunda parte nós conhecemos a família da irmã da Justine, a Claire, seu marido John, e o filho do casal, Leo. Essa parte é onde tudo acontece. Justine, que não está nada bem depois do casamento falho, fica “doente” e Claire a convida para passar uns dias na casa dela, pra respirar ar puro. E a Justine estava muito mal mesmo, o planeta já estava influenciando no comportamento dela. Agora temos três perspectivas na tela: a de Justine que sabe que o fim do mundo é iminente; a de John que confia nas pesquisas científicas que juram que não haverá possibilidade de impacto; e a de Claire que se divide em querer confiar na segurança do marido mas mesmo assim sentir medo de que ele esteja totalmente errado. E assim o filme vai andando devagar, muito devagar. Até chega o dia em que todos estão reunidos pra acompanhar a passagem do planeta próximo à Terra. John e o filho estão animados, Claire está apreensiva e Justine… bem… está quase um zumbi. Aparentemente ocorre tudo bem e John garante a Claire que está tudo bem, que o pior passou. Só que não, John no fundo sabe disso, tanto que quando ele percebe que o planeta vai se chocar realmente conosco ele se mata, ficando somente Claire, o filho e Justine, sozinhos. Claire ainda tem esperanças disso tudo não acontecer, mas de alguma forma, Justine sabe e garante que não temos chance. Ela então pega o filho e sai desesperada tentando fugir, mas pra onde?
Agora uma curiosidade aqui: por que ninguém consegue atravessar pro outro lado da ponte? Tudo para quando chega ali. O cavalo da Justine parou dias antes e quando Claire estava tentando fugir pra uma aldeia nas redondezas em um carrinho de golfe também não conseguiu passar, o carro parou bem ali no mesmo ponto. Isso eu não consegui pegar.
Continuando… O planeta já está tão perto da Terra que já podemos vê-lo da janela. Claire volta desesperada e não tem mais nada que se possa fazer. Então o menino Leo pergunta pra tia Justine quando que ela ia construir a caverna que tinha prometido e ela os leva pro meio do campo e faz uma armação de cabana com pedaços de madeira pra se salvarem. Uma doce ilusão pro garoto antes do fim do mundo. O planeta se choca com a Terra e momentos antes vemos a cena novamente em três perspectivas: a certeza e melancolia de Justine, o desespero da Claire e a inocência do menino em acreditar que uma cabana iria protegê-los.
Esse é um filme que não poderiam ter escolhido nome melhor. Melancolia. Melancolia é única coisa que você sente enquanto está assistindo. Mas não é aquela melancolia que te faz querer chorar, desabafar, pelo contrário, é uma melancolia abafada, sem vasão, sem saída, tem certas horas que chega a ser sufocante, agonizante. As imagens em câmera lenta, a morbidez de Justine, o desespero de uma mãe correndo com o filho nos braços debaixo duma chuva de granizo buscando salvação, as cenas longas com pouco diálogo, o simbolismo contido, a melodia ao fundo, tudo ali só contribui pra deixar um clima pesado ao espectador. Clima esse tão pesado que dura até depois do filme, e segundo comentários de quem assistiu, até no dia seguinte. Algumas pessoas classificaram esse filme como “filme psicológico”, eu vou mais além, eu o considero como um filme psicológico que vai além da mente, chegando na alma.
Recomendo. Mas como eu disse antes, é preciso paciência pra ficar até o fim, então se você é um maníaco por ação e quer ver alguma coisa explodindo, correndo, voando, atirando a cada dez segundos, saia desse filme que não te pertence e vai assistir um ‘velozes e furiosos’ da vida. Esse é um filme pra você saborear livre de qualquer pressa, e caso não agente até o fim, tem o lado bom, dá pra tirar um bom cochilo. Então fogo na panela pra preparar a pipoca e bom filme!

Um momentinho especial aqui para as curiosidades sobre o filme.
  • A atriz Kirsten Dunst recebeu o prêmio de melhor atriz do 64º Festival de Cinema de Cannes pela sua atuação.
  • O filme recebeu o prêmio de melhor filme europeu de 2011, no European Film Awards.

_____________________
Download “Melancolia” DVDRip (legendado) (torrent)

sábado, 4 de maio de 2013

Liga da Justiça – Crise em Duas Terras

Heeeeey peps! Como passaram esse tempo que estive fora? Espero que muito bem, sorrindo, se divertindo, vivendo a vida, porque eu passei estudando, o que não te faz exatamente querer continuar vivendo, mas emfim, chateações de lado para falarmos do que é bom: Liga da Justiça. Deus como eu amo Liga da Justiça! WEEEEEE! Não, não vou falar sobre o desenho que passava na SBT, vou falar de um dos filmes de animação produzidos pela parceria Warner Premiere e Warner Bros. Animation intitulado “Liga da Justiça: Crise em Duas Terras”.
Primeiro a parte técnica para os fanboys não chorarem.
“O enredo de Crise em Duas Terras tem como premissa a história em quadrinhos de 1964 escrita por Gardner Fox para as revistas Justice League of America #29–30 com o título de "Crise na Terra-3", além de graphic novel de 2000 de autoria de Grant Morrison chamada JLA: Earth 2. Nessas aventuras aparece um heróico Lex Luthor vindo de um universo alternativo e que pede ajuda a Liga da Justiça para enfrentar o Sindicato do Crime da América.”
Bem informados agora? Então vamos ao que interessa.
Logo no começo já temos como introdução uma animação linda fundindo os membros da LJ com suas versões malígnas. E isso já serve pra te dar uma situada, melhor reparar bem ali. O filme começa em uma Terra paralela com um heróico Lex Luthor e seu parceiro, a versão boazinha do Coringa, Bobo num roubo a base secreta do Sindicato do Crime para pegarem um detonador chamado gatilho quântico. Eles conseguem pegar o gatilho, mas na fuga o Bobo se sacrifica para que Lex consiga fugir. Ele consegue, só que os membros do Sindicato o alcançam e ele usa o gatilho para viajar até a nossa Terra para pedir a ajuda da Liga da Justiça. Chegando em nossas terras, todo mundo fica assustado pensando que ele é o malvado Luthor que todos conhecem. Ele chega lá todo maroto perguntando onde pode achar uma delegacia, chegando na delegacia ele já é preso e chamam o Superman pra cuidar da situação.
Lá emcima, emcima mesmo, no espaço, a Liga está construindo o seu novo satélite porque o antigo foi destruído quando Batman o arremessou contra a base que os invasores, vindo de Thanagar, fizeram na Terra no final da série animada, aqueles episódios que culminaram na saída da Mulher Gavião, aliás, esse é o motivo por ela não estar com o grupo. O filme se passa no espaço de tempo que ela ficou fora da Liga. Bem, eles estão lá arrumando a casa, todos ajudando, Batman arranjou até robôs para ajudarem no serviço. Batman estava fazendo o primeiro teste do aparelho de teletransporte, muito visto na série “LJ Sem Limites”, e usou o Flash como cobaia. Achei graça na hora que a Mulher Maravilha pergunta quanto ele gastou naquilo e ele responde que prefere não falar sobre gastos. Só por aquilo já imagino a facada. Enquanto isso Superman recebe a chamada da polícia pela treta do Lex cá embaixo.
Superman vai ver o que tá pegando e não vai sozinho, vão Mulher Maravilha e Flash também. Eles estão certos, quem perderia uma treta do supa com o Lex? E sua cara cai quando eles chegam na sala onde o dito cujo está. O Lex numa sala de interrogatório, lendo jornal, todo sussa, pelado. Gente, não deixaram nem uma cuequinha, trolagem. Superman usa a visão de raio X e descobre que ele veio de uma terra paralela porque os órgãos internos estavam ao contrário e o coração estava no lado errado. Ainda usando a visão de raio X ele consegue ver o verdadeiro Lex preso na Ilha Striker. Eles enxergam que aquilo é sério mesmo e o levam pro satélite para conversarem melhor.
No satélite, Lex conta de onde veio e o que está se passando em seu mundo, onde nem mesmo o Presidente tem vez, todos são oprimidos pelo grupo de super heróis chamado Sindicato do Crime (a Liga da Justiça do mal) e que precisa da ajuda deles para libertar seu mundo. A Liga decide ajudá-lo e todos viajam para a Terra paralela, menos Batman, que fica pra tomar conta da casa. Afinal, sempre precisam do Batman caso dê merda.
A Liga e Lex chegam na Terra paralela e caem bem na base secreta do Sindicato que está toda destruída pela explosão logo cedo. Todos ficam com cara de WTF no meio daquela situação, sabe, não é fácil você estar num local com sua turma e de repente aparecer um bando de versões boazinhas de si mesmo e dos outros, é de se espantar. Não vou citar o nome de todos do Sindicado do Crime, só os principais. Ultraman (Superman); Super-Mulher (Mulher Maravilha); Coruja (Batman); e a versão do mal do Flash, que vou chamar aqui de Ligeirinho. Esses são os que eu acho principais. Passado o susto do momento, o pessoal do Sindicato ataca a Liga porque precisam dos dados que não terminaram de transferir e aí começa uma batalha épica, todo mundo ao mesmo tempo lutando. É maravilhoso! Você olha pra um lado e tem gente lutando, na mesma cena, no canto da tela já tem outra luta rolando. A Super-Mulher vê a coisa ficando preta e chama reforço, ela chama os Homens-Feitos, que são tão fortes quanto ela e podem chamar raios no céu, uma bagaceira. Vendo isso, Lex tira o time de campo e todos fogem se retiram do local. Mas o Sindicato não desiste e Coruja vai atrás dele com sua nave. Mas nem em uma Terra paralela, mesmo sendo a versão do mal, o Batman não perde a mania de perseguir os outros com aquela maldita nave. Logo mais aparecem três Homens-Feitos nublando tudo e invocando raios pra todo lado. E eles são fortes mesmo, enfrentam tudo no peito. Todos lutam novamente. E a luta é mais doida ainda, teve uma hora que um Homem-Feito e a Super-Mulher fazem ping pongue no ar com o Superman, muito louco. No meio da porrada, a Mulher Maravilha consegue tomar a nave do Coruja e consegue colocar todos a bordo, ativa o modo camuflagem, deixando a nave invisível e eles conseguem fugir.
Mais tarde, no satélite do Sindicato do Crime, sim, eles também tem um, todos eles se reúnem pra discutir sobre o caso do membro deles que perderam na explosão mais cedo. Naquela cena dá pra ver que eles são divididos. Os únicos que parecem se dar muito bem são o Coruja e a Super-Mulher. Coruja aproveita a reunião pra mostrar seu Projeto Dâmocles, que nada mais é do que uma bomba que pode ser teletransportada para qualquer lugar, mas só que o Sindicato não sabe disso e pensa que isso é só uma arma para pressionar o Governo e tirar o Presidente do comando. Eis o plano oculto do Coruja: encontrar a Terra Prime, uma terra que é a fonte de todas as outras existentes, se essa única Terra for destruída, todas as outras também serão, matando todo mundo, de todas as Terras. E como toda panela tem sua tampa, nesse caso não seria diferente, a Super-Mulher, que é uma psicopata doida varrida que se acha, também o ajuda nesse plano.
Como na nossa Terra o pessoal da Liga estava arrumando a casa, na Terra deles, eles agora estavam arrumando a suposta arma opressora do Coruja. Nisso aparece a Super-Mulher atrás do Coruja e nós vemos essa pérola.

Coruja: Não devia estar ajudando?
Super-Mulher: Eu estou ajudando. Estou melhorando o ambiente.
só que não
Depois desse momento sou-foda-sou-modafuka, Coruja pede que ela dê um pulinho na nossa Terra e pegue o que está faltando pra ele concluir seu plano, o gatilho quântico. Ela obedece e viaja, caindo bem dentro do satélite da Liga, onde Batman está malocado esperando o sinal deu-merda-vem-pra-cá apitar. A Super-Mulher chega lá acompanhada de dois Homens-Feitos. Eles vão procurar e Batman vê que tem invasores e aparece dentro de um robô que em pouco tempo foi abatido. Enquanto os dois homens cuidam do morcegão, a Super vai procurar o gatilho. Batman chama reforços teletransportando alguns heróis para a batalha, são eles: Canário Negro; Aquaman; um cara lá que juro ser o Super Choque; e outro lá que tem cabeleira de fogo e pode modificar matéria. Todos lutam e Batman aproveita e dá uma escapada pra ver o que a Super está procurando. Ele vê quando ela acha o gatilho. Eles começam a lutar e ele leva uma surra da Super. Enquanto isso pau tá quebrando lá com os heróis e os Homens-Feitos, mas eles conseguem derrotar dois deles. Incrível como sempre tem alguém pra avisar o Aquaman de que ele não é tão forte quanto o oponente. Trols irão trollar o pobre com isso. Quando a Super e um dos Homens-Feitos conseguem uma brecha pra se teletransportarem, Batman corre e salta bem na hora, indo junto com eles, pra aparecer com eles na Terra paralela. A Super manda o Homem-Feito levar o gatilho pro Coruja e deixar o Batman com ela. Qual a bruxaria que o Batman usa pra atrair todo tipo de mulher? Passaram açúcar no homem, só pode! Isso me fez lembrar um episódio que, mesmo ele estando amarrado, imóvel, conseguiu seduzir uma mulher e fazer com que ela o soltasse. Roberto Carlos, encontramos O Cara. E a Super adorou brincar com o morcegão. Só que como toda brincadeira tem um fim, Batman solta uma bomba com gás anestésico, ela suga todo o ar pensando que não era nada e desmaia, aí Batman pode chamar pela Liga.
Enquanto Super e Batman brincavam de gato e rato, a Liga se dividiu em grupos pra atacar diferentes pontos cruciais do Sindicato, e o Caçador de Marte se apaixonou pela filha do Presidente, que faz discursos em público contra o Sindicato. Coisa pouca, não? Pois é. Pulando tudo isso e indo pra parte final, a Liga chega na base secreta do Sindicato, já com o Batman e carregando a Super devidamente imobilizada, menos o Caçador que está in love com Rose, a filha do Presidente depois de tê-la salvo dum atentado. Todos se encontram onde estavam construindo a arma e eles começam uma luta. Destaque pra quando o Batman e o Coruja finalmente lutam. O Coruja consegue jogar Batman pro lado e acionar o dispositivo para teletransporte que o leva direto para a Terra Prime. Nessa hora a porra fica séria e o Ultraman pergunta o que o Coruja fez e Lex explica o verdadeiro plano dele de destruir a realidade. Aí a ficha caiu. Começa todo um clima de um querendo ajudar o outro e Batman tenta se teletransportar pra ir atrás do Coruja mas o gatilho não consegue, então precisariam de alguém bem rápido pra atingir uma velocidade bem alta pra conseguir se teletransportar usando o gatilho. Flash se oferece, mas Batman não aceita, então, a versão do mal dele se oferece depois, aí o Batman aceita. O rapaz consegue atingir a velocidade e Batman pode se teletransportar.
Batman chega na Terra Primeira e encontra Coruja com a bomba já pronta pra explodir. O que vem depois é, na minha opinião, a melhor parte do filme. O Coruja explica como são criadas as Terras paralelas. A cada escolha que cada pessoa faz ela cria duas Terras, sendo uma criada indiretamente, pelo fato das outra opção que não escolheu. E a intenção dele é destruir tudo isso, todas as pessoas existentes e as que vão existir. Quer mais prova da loucura desse homem? Pois o Batman consegue derrotá-lo e o envia pra uma Terra feita só de gelo onde a bomba explodiria, e instantes antes de morrer pela explosão, o cara diz: “Não importa.” CARA CÊ VAI MORRÊ!!! Só pra ter uma ideia, pega o Batman, coloque mais loucura, maldade, sentimento de vingança, ainda mais loucura e você pode até chegar perto desse ser insano que é o Coruja. A bomba explode e a Terra gelada vai junto, problema resolvido. Batman volta pra base do Sindicato e pede para a versão do mal do Flash parar de vibrar, e quando ele para, sua cara cai de novo. Ele virou um velho! Olha, pra quem estuda física e essas coisas todas vai entender porque ele ficou velho, eu mais ou menos sei, mas descubra você mesmo que é mais divertido. Bom, agora tá explicado porque o Batman não aceitou o Flash como voluntário, porque ele sabia do resultado. E a opinião do Flash de que ele não se importa com ninguém foi por água abaixo. Na hora que o Ligeirinho morreu bate uma dorzinha no coração. Mas passada a comoção, o Ultraman toma a palavra e diz que ninguém vai prender o Sindicato. Nessa sai de dentro duma máquina o Caçador de Marte trazendo a Cavalaria, que nada mais é que tanques carregados com armas nucleares. Vendo que não tinha mais jeito, os criminosos se entregam.
Depois de tudo resolvido, os heróis da Liga aparecem na frente da residência do Presidente, com Lex, recebendo os agradecimentos do próprio presidente. Em paralelo, afastados, temos o Caçador de Marte se despedindo de Rose. Agradecimentos devidamente feitos, eles voltam pra nossa Terra, para o satélite deles. Aí começa um papo descontraído entre Superman e Batman e o morcegão sugere a entrada de novos heróis pro grupo, os mesmos que ele chamou como reforço quando a Super e os Homens-Feitos invadiram o local. E assim termina o filme, tudo em paz novamente.
Adorei o filme do começo ao fim, mas como eu me acostumei muito com os traços da animação da série, acabei estranhando a do filme, sei lá, Superman com olho azul, Mulher Maravilha bronzeada com músculos definidos, trocaram o Lanterna Verde, e eu não vou nem comentar sobre o Batman. Está tudo muito parecido com a série recém cancelada pela Cartoon Network “Justiça Jovem”, que acho estranho até hoje. Mas não me atirem pedras porque isso não é uma crítica, só estranhei o negócio lá, não me culpe.
Bom, então agora é só aprontar a pipoca e fazer o download, e eu sei que vocês vão assistir porque, afinal, quem não ama a Liga da Justiça?
____________________________