Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Melancolia

WAZUUUUUP pra quem está fazendo a inscrição do ENEM e está assim enlouquecendo correndo atrás de livros e apostilas pra estudar ou está entrando no twitter só pra postar “meu c* congela quando vejo falar em ENEM”, sossega amigo, Rivotril taí pra isso. Mantenha a calma que trago pra vocês hoje um filme pra melhorar o clima MENTIRA O FILME VAI PIORAR mas vale muito a pena, pra quem tem paciência, tempo, disposição e não esteve triste nesses últimos dias. (HÁ)
Hoje nós vamos de Melancolia, filme de 2011, com direção e roteiro de Lars Von Trier. O filme conta a história de como o planeta Melancolia, que está passando perto da Terra, afeta a vida das pessoas. Temos duas partes: a primeira o centro das atenções é o casamento, que acabou não acontecendo, de Justine; a segunda é a parte onde tudo desmorona, onde a melancolia toma conta mesmo e termina com a destruição da Terra.
O filme já começa provocando sensações com imagens em câmera lenta, situações inusitadas, umas chegam a dar uma certa gastura. Depois da sensação do início somos levados a momentos antes do casamento falho de Justine e Michael. Nesse casamento tudo de ruim que se pode imaginar acontece. Tem o chefe chato atazanando a noiva, a mãe da noiva que é uma chata mal amada que só sabe azedar a cerimônia, o pai da noiva abandona a filha que está precisando de uns bons conselhos, o cunhado da noiva pressionando ela porque gastou uma fortuna na festa, e a própria noiva que superou todas as coisas quando deu uns pega num carinha no jardim enquanto todos estavam na festa. MASOQ Resultado de tudo, o noivo vê que não tem jeito e vai embora, o casamento vai por água abaixo, todos os convidados vão embora, acaba a festa. E a Justine fica lá, sozinha, e estranha.
Na segunda parte nós conhecemos a família da irmã da Justine, a Claire, seu marido John, e o filho do casal, Leo. Essa parte é onde tudo acontece. Justine, que não está nada bem depois do casamento falho, fica “doente” e Claire a convida para passar uns dias na casa dela, pra respirar ar puro. E a Justine estava muito mal mesmo, o planeta já estava influenciando no comportamento dela. Agora temos três perspectivas na tela: a de Justine que sabe que o fim do mundo é iminente; a de John que confia nas pesquisas científicas que juram que não haverá possibilidade de impacto; e a de Claire que se divide em querer confiar na segurança do marido mas mesmo assim sentir medo de que ele esteja totalmente errado. E assim o filme vai andando devagar, muito devagar. Até chega o dia em que todos estão reunidos pra acompanhar a passagem do planeta próximo à Terra. John e o filho estão animados, Claire está apreensiva e Justine… bem… está quase um zumbi. Aparentemente ocorre tudo bem e John garante a Claire que está tudo bem, que o pior passou. Só que não, John no fundo sabe disso, tanto que quando ele percebe que o planeta vai se chocar realmente conosco ele se mata, ficando somente Claire, o filho e Justine, sozinhos. Claire ainda tem esperanças disso tudo não acontecer, mas de alguma forma, Justine sabe e garante que não temos chance. Ela então pega o filho e sai desesperada tentando fugir, mas pra onde?
Agora uma curiosidade aqui: por que ninguém consegue atravessar pro outro lado da ponte? Tudo para quando chega ali. O cavalo da Justine parou dias antes e quando Claire estava tentando fugir pra uma aldeia nas redondezas em um carrinho de golfe também não conseguiu passar, o carro parou bem ali no mesmo ponto. Isso eu não consegui pegar.
Continuando… O planeta já está tão perto da Terra que já podemos vê-lo da janela. Claire volta desesperada e não tem mais nada que se possa fazer. Então o menino Leo pergunta pra tia Justine quando que ela ia construir a caverna que tinha prometido e ela os leva pro meio do campo e faz uma armação de cabana com pedaços de madeira pra se salvarem. Uma doce ilusão pro garoto antes do fim do mundo. O planeta se choca com a Terra e momentos antes vemos a cena novamente em três perspectivas: a certeza e melancolia de Justine, o desespero da Claire e a inocência do menino em acreditar que uma cabana iria protegê-los.
Esse é um filme que não poderiam ter escolhido nome melhor. Melancolia. Melancolia é única coisa que você sente enquanto está assistindo. Mas não é aquela melancolia que te faz querer chorar, desabafar, pelo contrário, é uma melancolia abafada, sem vasão, sem saída, tem certas horas que chega a ser sufocante, agonizante. As imagens em câmera lenta, a morbidez de Justine, o desespero de uma mãe correndo com o filho nos braços debaixo duma chuva de granizo buscando salvação, as cenas longas com pouco diálogo, o simbolismo contido, a melodia ao fundo, tudo ali só contribui pra deixar um clima pesado ao espectador. Clima esse tão pesado que dura até depois do filme, e segundo comentários de quem assistiu, até no dia seguinte. Algumas pessoas classificaram esse filme como “filme psicológico”, eu vou mais além, eu o considero como um filme psicológico que vai além da mente, chegando na alma.
Recomendo. Mas como eu disse antes, é preciso paciência pra ficar até o fim, então se você é um maníaco por ação e quer ver alguma coisa explodindo, correndo, voando, atirando a cada dez segundos, saia desse filme que não te pertence e vai assistir um ‘velozes e furiosos’ da vida. Esse é um filme pra você saborear livre de qualquer pressa, e caso não agente até o fim, tem o lado bom, dá pra tirar um bom cochilo. Então fogo na panela pra preparar a pipoca e bom filme!

Um momentinho especial aqui para as curiosidades sobre o filme.
  • A atriz Kirsten Dunst recebeu o prêmio de melhor atriz do 64º Festival de Cinema de Cannes pela sua atuação.
  • O filme recebeu o prêmio de melhor filme europeu de 2011, no European Film Awards.

_____________________
Download “Melancolia” DVDRip (legendado) (torrent)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou?
Opine !
Xingamentos não serão aceitos.