Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

God Bless America


Todo mundo tem seus embalos de sábado à noite não é mesmo, o meu, como uma típica forever alone, é baixar um filme e assistir. No começo sofri pra achar bons sites pra baixar por Torrent, mas encontrei um ótimo chamado Filmes Hunter, eis que encontro um filme que me chamou a atenção já pelo título “God Bless America”, não sei por que, mas logo de início já enxerguei alguma ironia aí, e onde a ironia estiver, eu estarei lá, resolvi fazer o download e me surpreendi, é um baita filme, e todo o enredo exala um assunto para se pensar: Em que mundo estamos onde tudo que era considerado sagrado perdeu seu valor, dando lugar a coisas fúteis e tolas, onde nada mais importa além de fama, mídia e dinheiro. Onde foram parar nossos antigos e bons costumes sociedade? Quando nos tornamos tão fúteis e esquecemos do que realmente é importante? Pois então, apesar de ser um bom filme, se você for parar pra refletir, é um filme triste, ele dá a real dimensão de como estamos nos dias atuais, e isso não é uma coisa tão agradável como muitos pensam. Vamos ver um pouco de como é esse filme.
Primeiro assista ao trailer:

Pra começar tenho um aviso importante, se você não tiver estômago, nem se anime em assistir, tem cenas de assassinato, uma coisa bem explícita, outra coisa, já se você for assistir pode ir parando de ler por aqui, porque de agora em diante vão surgir alguns pequenos spoilers, mas se quiser continuar, é por sua conta em risco.
O personagem principal do filme é um homem de 50 anos chamado Frank, ele recebe uma notícia de que tem um tumor no cérebro e tem pouco tempo restante de vida, então resolve fazer o que sempre sonhou, matar todas as pessoas que atrapalharam sua vida, e se estendendo para as pessoas fúteis, chatas, inúteis que só sabem criticar e que passam longe de ser alguma coisa de contribuição pra sociedade. Nessa jornada que parece divertida ele encontra Roxy, uma menor de idade que também compartilha das mesmas ideias que ele e acaba o ajudando durante o filme, até ele descobrir que ela na verdade tinha fugido da sua família porque lavava uma vida medíocre, sem sentido e achava que não se encaixava naquilo tudo e acabou sendo abandona em um hotel de beira de estrada e então acaba voltando pra sua família. Agora sozinho, Frank arquiteta um plano para invadir um reality show e matar os jurados que ridicularizaram um gordinho por que ele cantava mal e tinha um jeito estranho, de tanto ser atormentado o garoto tentou até se matar, mas no final ele descobre que o motivo real dele tentar se matar era porque temia não aparecer mais na mídia e perder seus 5 minutos de fama. Quer dizer, a que ponto chega um ser humano só pra ter seus minutinhos de fama não é? Ele aceitou ser ridicularizado, humilhado, pisado, perdeu o último pingo de dignidade que ele tinha, se é que tinha alguma, e quando descobre que teria paz ele tenta se matar por medo de não ser mais ‘famoso’. Esse foi o tapa mais forte que eu levei na cara nesse filme, esse doeu! Frank fica indignado e com razão e mata o garoto também. Nisso Roxy já aparece na plateia e se junta a ele na sua última tarefa, mata todos que conseguem e depois são mortos por policiais no palco mesmo, e termina o filme com uma música “I Never Cry” de Alice Cooper, que Roxy idolatrava de todo coração.
Algumas coisas que chamaram minha atenção no filme:
  • O texto.
Olha, eu não tenho tendências terroristas nem assassinas e nem digo que o filme está certo ou errado, mas o roteiro do filme foi bom. Ele fala sobre os valores que nós fomos perdendo ao longo dos anos e coisas que antigamente eram importantes e respeitadas e hoje se foram, como a convivência em família, respeito a todos, valorizar o que realmente deve ser valorizado, dignidade, entre outros, fala do que nos tornamos, uma sociedade que julga pelo que você veste, assiste, gosta e não pela pessoa que você é e pelo seu caráter. Uma sociedade em que se você não for igual a todo mundo você é taxado de ‘anormal’, antiquado, até louco e é excluído, odiado e rejeitado por todos automaticamente sem nem saber quem tu és. E ainda por cima isso acontece numa sociedade que se julga civilizada. A ironia veio como um coice no meu traseiro quando pensei assim.

  • A livre circulação das armas.
E a cena que deixa isso escancarado no filme é uma em que Frank vai na casa de um vendedor de armas e ele começa a oferecer um arsenal de armas pra ele, explicando como é cada uma, o que faz, pra qual ocasião ela serve, tudo na maior naturalidade e tranquilidade. Até aí tudo bem, pufff, ele é um vendedor de armas não é? Em um país livre e liberal como os Estados Unidos, e foram todas armas pequenas. Até que ele mostra uma AK-47! Aquilo sim é uma arma, o negócio parece um rifle, é um rifle, não sei, mais é coisa fina mesmo, de grande porte e a conversa continua livre e espontânea como se estivessem conversando sobre qualquer outra coisa banal que não fosse uma arma com u poder de fogo incrível. Pode não surpreender quem é dos EUA, mas pra quem vive no Brasil sobre uma lei contra porte de armas por cidadãos e não por bandidos, isso assusta um pouco.

  • O humor negro e as cenas fortes.
Isso está presente em cada cena e linha do roteiro do filme inteiro. E claro que isso foi feito para chocar mesmo o povo americano, para refletirem como eles estão se portando atualmente, e isso também vale para todo mundo, porque tudo isso é generalizado, cada país do seu jeito. Eles tocam o dedo na ferida, escancaram, jogam toda essa sujeira nas suas fuças e de quem quiser ver. Foram ousados, apontaram o dedo, criticaram, colocaram uma menor de idade pra participar e contribuir com tudo isso. Considerando os fatos acima, algo me diz que esse filme vai ser proibido em alguns lugares nos EUA e que vai demorar um pouco pra ser engolido pelos seus livres e zelosos cidadãos. Ele foi lançado ano passado no Canadá em um festival e só nesse ano começou a ser distribuído para outros países.

Torno a afirmar que eu não tenho nenhuma tendência psicopata, nem estou dizendo que o que eles fizeram foi certo ou errado, mas a mensagem que o filme traz é excelente. E no final eles morrem, a morte do Frank não choca muito porque ele já estava com o pé na merda mesmo, mas Roxy não, ela estava na plateia e aceitou se juntar a ele em seu último ‘trabalho’ por livre e espontânea vontade, agora o que a levou a fazer isso são outros quinhentos, a pressão exercida pela sociedade, sempre te julgando, te apontando, te dizendo o que fazer, o certo, o errado, como se ela mesma ainda soubesse o que continua sendo certo ou errado. Os valores que foram perdendo espaço para coisas fúteis e sem sentido com o tempo, uma juventude corrompida por reality shows, programas ditadores de opinião, sem limites, sem nenhuma possibilidade de trazer um futuro para o mundo, isso tudo em minha opinião contribuiu muito para a queda de Roxy, foi se acumulando e um dia ela viu a oportunidade de se vingar e agarrou. Ela só não sucumbiu a toda essa porcaria que tentam enfiar na sua cabeça todos os dias.
Pra quem tem estômago e maturidade pra absorver a mensagem do filme é uma boa assistir, eu recomendo, ou se você está pouco se lixando pra mensagem e quer mesmo é sangue, é uma pedida melhor ainda, esse filme também foi feito pra você! Então prepare a pipoca e divirta-se.
Bom filme!
__________________________
Download do filme por torrent

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não gostou?
Opine !
Xingamentos não serão aceitos.